- Formação
- Atendimento
Gestão de conflitos
Duração
12 horas
Sessões
3
Modalidade
Presencial
Máximo
12 participantes
Sobre o curso
Gerir conflitos de maneira eficaz é crucial para o sucesso de uma organização. Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, mas quando não são tratados adequadamente, podem resultar em tensões, diminuição da produtividade, desmotivação da equipa e até mesmo perda de talentos.
A gestão adequada de conflitos promove um ambiente de trabalho saudável, melhora a eficiência operacional, melhora a comunicação, fortalece os relacionamentos, estimula a criatividade e cria uma cultura de respeito e colaboração.
Uma organização que investe na gestão de conflitos demonstra o seu compromisso com o crescimento e o desenvolvimento dos seus colaboradores, construindo bases sólidas para o crescimento e o sucesso a longo prazo.
Objetivo geral
O objetivo desta formação é o de capacitar os participantes a compreenderem e lidarem de forma eficaz com os conflitos que surgem na organização, desenvolvendo habilidades e estratégias para a gestão construtiva dos mesmos, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.
Destinatários
Os destinatários desta formação podem variar, consoante o contexto da organização, podendo ser dirigida a: gestores, diretores, coordenadores que têm responsabilidade na gestão de equipas e na resolução de conflitos no ambiente de trabalho; profissionais de recursos humanos que lidam com questões relacionadas a conflitos, mediação, negociação e promoção de um ambiente de trabalho saudável; colaboradores afetos ao atendimento do cliente, que podem enfrentar situações de conflito no desempenho das suas funções; ou colaboradores que desejam melhorar suas habilidades de comunicação e resolução de conflitos no ambiente de trabalho.
A abordagem da formação será adaptada à realidade dos participantes, para que estes se possam relacionar com os cenários apresentados e aplicar as estratégias aprendidas nas suas situações reais.
Conteúdo Programático
3h
- Causas e origens dos conflitos
- Estilos de resolução de conflitos
- Competências necessárias para gerir um conflito
- Os 5 passos para se Gerir um Conflito
- Feedback assertivo como forma de evitar conflito
Prática
9h
- Exercícios de escuta ativa
- Exercícios de comunicação assertiva
- Role-play de situações de conflito
- Análise e role-play de casos reais da organização