Gestão de conflitos

A gestão de conflitos é essencial para o bom funcionamento de uma organização. Ela promove a harmonia no ambiente de trabalho, melhora a eficiência operacional, fortalece os relacionamentos e estimula a criatividade.
Duração

12 horas

Sessões

3

Modalidade

Presencial

Máximo

12 participantes

Sobre o curso

Gerir conflitos de maneira eficaz é crucial para o sucesso de uma organização. Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, mas quando não são tratados adequadamente, podem resultar em tensões, diminuição da produtividade, desmotivação da equipa e até mesmo perda de talentos.
A gestão adequada de conflitos promove um ambiente de trabalho saudável, melhora a eficiência operacional, melhora a comunicação, fortalece os relacionamentos, estimula a criatividade e cria uma cultura de respeito e colaboração.
Uma organização que investe na gestão de conflitos demonstra o seu compromisso com o crescimento e o desenvolvimento dos seus colaboradores, construindo bases sólidas para o crescimento e o sucesso a longo prazo.

Objetivo geral

O objetivo desta formação é o de capacitar os participantes a compreenderem e lidarem de forma eficaz com os conflitos que surgem na organização, desenvolvendo habilidades e estratégias para a gestão construtiva dos mesmos, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.

Destinatários

Os destinatários desta formação podem variar, consoante o contexto da organização, podendo ser dirigida a: gestores, diretores, coordenadores que têm responsabilidade na gestão de equipas e na resolução de conflitos no ambiente de trabalho; profissionais de recursos humanos que lidam com questões relacionadas a conflitos, mediação, negociação e promoção de um ambiente de trabalho saudável; colaboradores afetos ao atendimento do cliente, que podem enfrentar situações de conflito no desempenho das suas funções; ou colaboradores que desejam melhorar suas habilidades de comunicação e resolução de conflitos no ambiente de trabalho.
A abordagem da formação será adaptada à realidade dos participantes, para que estes se possam relacionar com os cenários apresentados e aplicar as estratégias aprendidas nas suas situações reais.

Conteúdo Programático

3h
  • Causas e origens dos conflitos
  • Estilos de resolução de conflitos
  • Competências necessárias para gerir um conflito
  • Os 5 passos para se Gerir um Conflito
  • Feedback assertivo como forma de evitar conflito

Prática

9h
  • Exercícios de escuta ativa
  • Exercícios de comunicação assertiva
  • Role-play de situações de conflito
  • Análise e role-play de casos reais da organização

Outras formações