- Formação
- Qualidade e Estratégia
A qualidade está nas pessoas
Duração
20 horas
Sessões
10
Modalidade
Presencial
Máximo
5 participantes
Sobre o curso
Uma organização que tenha um Sistema de Gestão da Qualidade implementado tem claramente definida a estratégia que quer seguir, sabe os resultados que quer alcançar, conhece e acompanha de perto os processos internos, analisa as falhas, implementa ações para que os erros não voltem a acontecer, melhora, toma decisões informadas e adapta-se facilmente às mudanças do mercado.
No entanto, não é fácil implementar um Sistema de Gestão da Qualidade. É preciso parar para pensar, para planear, para construir todo um modelo de governação eficiente e sustentável. Sabemos, no entanto, que, se o conseguirmos, os benefícios da Qualidade se sobrepõem aos custos da sua implementação. E, uma vez integrada na cultura organizacional, a Qualidade fica automatizada fazendo parte de todos os processos de uma forma natural.
Objetivo geral
O objetivo desta formação é o de transmitir conceitos de gestão e sensibilizar os participantes para a importância de promoverem e integrarem uma Cultura da Qualidade transversal a toda a Organização.
Destinatários
Esta formação destina-se aos recursos humanos de uma Organização que pretenda implementar uma Cultura de Qualidade.
Módulo 1
Gestão da Qualidade
- Benefícios potenciais da Qualidade
- Princípios da Gestão da Qualidade
- Conceitos da Qualidade
- Política da Qualidade
- Abordagem por Processos
Módulo 2
Gestão por Objetivos
- Planeamento
- Riscos e Oportunidades
- Objetivos, Indicadores, Metas
- Fórmulas de Cálculo
- Taxas de Realização e Superação
Módulo 3
Avaliação do Desempenho
- Avaliação da Satisfação do cliente
- Monitorização dos Processos
- Auditoria interna
Módulo 4
Melhoria
- Ciclo PDCA
- Oportunidade de melhoria
- Tratamento de Não conformidades
- Correção vs. Ação corretiva
Módulo 5
Suporte
- Competências
- Comunicação e Consciencialização
- Informação documentada