- Formação
- Normas ISO
ISO 9001 – Gestão da Qualidade
Duração
30 horas
Sessões
10
Modalidade
Presencial
Máximo
10 participantes
Sobre o curso
A formação na ISO 9001 é crucial para o sucesso do Sistema de Gestão da Qualidade. Através da formação adequada, os colaboradores de uma organização podem adquirir o conhecimento e as habilidades necessárias para compreender e aplicar os requisitos da ISO 9001 nas suas atividades diárias, contribuindo para posicionar a organização num ambiente de negócios cada vez mais exigente e dinâmico.
Objetivo geral
O objetivo desta formação é o de capacitar os participantes a compreender e implementar efetivamente os requisitos da norma ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade. A formação visa fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre os princípios, processos e melhores práticas relacionadas à Gestão da Qualidade, a fim de melhorar o desempenho da organização e a satisfação do cliente.
Destinatários
Esta formação destina-se ao Gestor de Qualidade da organização e aos elementos da sua equipa que serão responsáveis pela implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.
Módulo 1
ISO 9001
- Benefícios potenciais
- Evidências de Sucesso
Módulo 2
ISO 9000 - A Base
- Princípios da Gestão da Qualidade
- Termos, Definições e Conceitos da Qualidade
Módulo 3
Orientação da ISO 9001
- Abordagem por Processos
- Ciclo PDCA
- Pensamento baseado no Risco
Módulo 4
Contexto da Organização
- Missão, Visão, Valores, Política da Qualidade
- Análise SWOT
- Análise das Partes Interessadas (Stakeholders)
- Abordagem por Processos
- Exercícios de Oportunidades de Melhoria e Não Conformidades
Módulo 5
Liderança
- Compromisso com o SGQ
- Foco no Cliente
- Política da Qualidade
- Exercícios de Oportunidades de Melhoria e Não Conformidades
Módulo 6
Planeamento
- Matriz de Riscos e Oportunidades
- Plano Estratégico
- Plano de Atividades
- Exercícios de Oportunidades de Melhoria e Não Conformidades
Módulo 7
Suporte
- Perfis funcionais
- Plano de Formação e Avaliação da Eficácia da Formação
- Plano de Comunicação
- Consciencialização
- Informação documentada
- Exercícios de Oportunidades de Melhoria e Não Conformidades
Módulo 8
Operacionalização
- Plano da Qualidade
- Manuais de procedimentos e Instruções de trabalho
- Mapa de Avaliação de Fornecedores
- Exercícios de Oportunidades de Melhoria e Não Conformidades
Módulo 9
Avaliação do desempenho
- Relatório de Monitorização dos Objetivos
- Avaliação da Satisfação do Cliente
- Relatório de Auditoria interna
- Relatório da Revisão pela Gestão
- Exercícios de Oportunidades de Melhoria e Não Conformidades
Módulo 10
Melhoria
- Relatório de Oportunidades de Melhoria
- Relatório de Não Conformidade
- Tratamento de Não Conformidades
- Correção vs. Ação Corretiva
- Exercícios de Oportunidades de Melhoria e Não Conformidades
Módulo 11
Caso concreto da Organização
- Situação concreta da Organização e dos passos que deveria dar para implementar a ISO 9001