- Formação
- Qualidade e Estratégia
Balanced scorecard
Duração
12 horas
Sessões
3
Modalidade
Presencial
Máximo
12 participantes
Sobre o curso
O Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão que permite medir e monitorizar o desempenho de uma organização através de múltiplas perspetivas. Esta abordagem vai além das métricas financeiras tradicionais, pois reconhece a importância de outras dimensões estratégicas, como clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Ao utilizar o Balanced Scorecard, as empresas podem alinhar as suas estratégias com as suas ações operacionais, estabelecendo metas e indicadores claros em cada uma dessas perspetivas. Isso permite uma visão holística do desempenho organizacional e ajuda a promover ações corretivas, identificar oportunidades de melhoria e impulsionar a eficácia global da organização. O Balanced Scorecard tem sido amplamente adotado como uma ferramenta de gestão estratégica eficaz, fornecendo uma estrutura robusta para medir, controlar e impulsionar o sucesso empresarial.
Objetivo geral
O objetivo desta formação é o de capacitar os participantes para elaborarem e organizarem objetivos através da Metodologia Balanced Scorecard.
Destinatários
Esta formação destina-se a colaboradores da área de Planeamento ou Qualidade que necessitam de construir Mapas estratégicos e monitorizar os objetivos através da metodologia Balanced Scorecard.
REQUISITOS: Os participantes deverão saber definir objetivos (diferente de atividades), bem como construir indicadores e respetivas fórmulas de cálculo. Caso não possuam estas competências, aconselha-se a frequência prévia na formação “Objetivos e Indicadores”
Conteúdo Programático
3h
- A Metodologia Balanced Scorecard
- As 4 perspetivas: Financeira, Cliente, Processos Internos, Aprendizagem e Crescimento
- Correlação entre Vetores e Objetivos Estratégicos, Objetivos Operacionais, Indicadores e Metas
Prática
9h
- Elaboração de Objetivos
- Criação de Indicadores e respetivas fórmulas de cálculo
- Construção de um Mapa Estratégico através da Metodologia Balanced Scorecard
- Aplicação dos conhecimentos adquiridos na realidade da organização