Atendimento ao público ou atendimento do público?

O atendimento do público é determinante em qualquer serviço. É o primeiro contacto, onde desde logo se pode estabelecer uma relação de confiança e, assim, construir uma boa imagem da organização.
Duração

20 horas

Sessões

5

Modalidade

Presencial

Máximo

12 participantes

Sobre o curso

A escolha entre as preposições “a” ou “de” é, à partida, um mero pormenor, mas pode fazer-nos pensar no foco que colocamos no serviço de atendimento. A designação mais comum é “Atendimento ao público” o que, a nosso ver, transmite a ideia de atendimento centrado na organização, pois é ela que exerce o serviço ao público, segundo as suas normas, as suas limitações, cumprindo a sua obrigação de atender. Raramente encontramos a expressão “Atendimento do público”. Neste caso, o foco está no público, nas suas necessidades, nas suas dificuldades, que a organização quer superar. Mais do que atendê-lo, o serviço aceita-o, entende-o e quer satisfazer da melhor forma o seu pedido.
Cada organização pode, assim, perguntar-se: Fazemos atendimento ao público? Ou Fazemos atendimento do público?

Objetivo geral

O objetivo desta formação é o de capacitar os formandos para prestarem um serviço de atendimento de qualidade, conferindo-lhes, para o efeito, conhecimento, técnicas eficazes e novas competências comportamentais.

Destinatários

Os destinatários desta formação podem variar, consoante o contexto da organização, podendo ser dirigida a: colaboradores afetos ao atendimento direto de clientes (atendimento presencial, call center, suporte técnico); colaboradores que tratam solicitações e reclamações; ou profissionais de venda.
A abordagem da formação será adaptada à realidade dos participantes, para que estes se possam relacionar com os cenários apresentados e aplicar as estratégias aprendidas nas suas situações reais.

Módulo 1

Apresentação e Enquadramento Geral

Módulo 2

A Organização

Módulo 3

Atendimento do Público

Módulo 4

Perfil do Atendedor

Módulo 5

Gestão de conflitos e reclamações

Módulo 6

Mudança de mentalidade

Outras formações