Consultoria
Fornecemos orientação especializada e soluções personalizadas
Abordagem colaborativa que traz novas perspetivas, conhecimentos e competências para ajudar as empresas a alcançarem o sucesso nos seus projetos.
ISO 39001:2017 – Sistema de Gestão de Segurança Rodoviária (SGSR)
Qual o custo financeiro, económico e social que os acidentes rodoviários têm na atividade da sua empresa?
A implementação da Norma ISO 39001 – Sistema de Gestão de Segurança Rodoviária dá resposta a esta questão e promove os seguintes benefícios:
O que é a ISO 39001?
É uma ferramenta de gestão de risco que identifica boas práticas de gestão de segurança rodoviária, fornecendo procedimentos genéricos e requisitos a cumprir.
Qual o objetivo da ISO 39001?
O objetivo é o de reduzir e eliminar a incidência e risco de morte e de ferimentos graves relacionados com acidentes rodoviários.
A quem se destina a ISO 39001?
Destina-se a qualquer organização pública ou privada que interaja com o sistema de tráfego rodoviário, independentemente do tipo, dimensão, produto ou serviço prestado.
Quais os requisitos prévios para implementar a ISO 39001?
Não existem requisitos prévios, embora as empresas que já tenham implementado um Sistema de Gestão da Qualidade terão mais facilidade no processo.
Quais os desafios na implementação da ISO 39001?
Em paralelo aos vários benefícios, acima referidos, a implementação da Norma ISO 39001:2017 acarreta também alguns desafios que precisam de ser antecipados:
Recursos humanos para implementar, gerir e melhorar o Sistema de Gestão da Segurança Rodoviária
Saber definir objetivos, indicadores e metas e, depois, saber monitorizar os resultados
Dificuldade em obter dados e em tratá-los
Garantir a proteção dos dados
Consciencializar os colaboradores para o cumprimento das regras de segurança
Envolver os colaboradores para a meta de Zero Mortes e Zero Feridos Graves nas estradas
Afetar tempo ao planeamento, aplicação das medidas, monitorização dos resultados e tomada de decisão
Inexistência de apoio à implementação do sistema
Como a Gerar Mais Valor pode ajudar?
A GMV tem experiência não só na Gestão da Qualidade como também na Gestão da Segurança Rodoviária, tornando-a numa das poucas empresas de mercado com conhecimentos profundos nas duas áreas, em simultâneo. Através da prestação de um serviço de consultoria, a GMV conduzirá a empresa nos seis passos a dar até à implementação, nomeadamente:
Contextualização
efetuar o levantamento da informação necessária para se compreender a organização e o seu contexto
Liderança
promover o compromisso da gestão de topo, definir uma Política de Segurança Rodoviária e envolver os colaboradores na causa
Planeamento
tratar os riscos e as oportunidades, definir objetivos, indicadores, metas e ações a implementar para garantir a segurança rodoviária
Implementação
executar os planos de ação
Monitorização
acompanhar o grau de cumprimento dos objetivos definidos
Melhoria
tratar não conformidades, implementar oportunidades de melhoria e redefinir o planeamento, caso os objetivos não estejam a ser alcançados
A consultoria da GMV será ainda fundamental para a elaboração de vários documentos, destacando-se:
- Mapa com percursos e tempos seguros
- Plano de Ação Pós-Acidente
- Ficheiros de monitorização de objetivos com fórmulas de cálculo automáticas
- Apresentações para sensibilização dos colaboradores e para apresentação das metas e dos resultados
Por fim, depois do Sistema de Gestão de Segurança Rodoviária estar implementado a GMV poderá preparar a candidatura da empresa à certificação na ISO 39001:2017.
A realidade da Função Pública é ainda, em muitos casos, distinta do que se passa nas empresas privadas. As limitações na gestão de recurso humanos condicionam fortemente a eficiência dos serviços públicos, sendo poucos os que se encontram certificados na Gestão da Qualidade pela ISO 9001.
A equipa da Gerar Mais Valor (GMV) conhece de perto a realidade da Função Pública e pode ser um elemento chave na partilha das melhores práticas e na promoção da eficiência dos serviços.
Como poderemos Gerar Mais Valor no seu organismo público?
Através da prestação de um serviço de consultoria, a GMV ajudará o organismo nas seguintes áreas:
- Relacionamento com o Cliente/Utente
- Atendimento do Público
- Tratamento de Reclamações, Sugestões e Elogios
- Avaliação da Satisfação
- Recursos Humanos
- Elaboração de objetivos de Eficácia, Eficiência e Qualidade, respetivos indicadores e fórmulas de cálculo para o QUAR – Quadro de Avaliação e Responsabilização
- Elaboração de objetivos para o SIADAP - Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração II e III (unidades orgânicas e colaboradores)
- Planeamento
- Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
- Planos e Relatórios de Atividades
- Análise SWOT
- Análise das Partes Interessadas
- Matiz de Riscos e Oportunidades
- Comunicação
- Elaboração do Plano de Comunicação Interna e Externa
- Reorganização da Intranet da organização
- Reorganização do website da organização
- Questionários de Avaliação de Satisfação
- Colaboradores
- Clientes/Utentes
- Partes Interessadas
A equipa da Gerar Mais Valor (GMV) tem uma experiência superior a 20 anos em planeamento estratégico, com a elaboração de planos e mapas estratégicos, incluindo a elaboração de objetivos, formulação de indicadores e respetivas fórmulas de cálculo.
Como poderemos Gerar Mais Valor na sua empresa?
Através da prestação de um serviço de consultoria, a GMV poderá ajudar a empresa nas seguintes áreas:
- Planeamento
- Plano Estratégico
- Plano de Comunicação
- Análise SWOT e Stakeholders
- Matiz de Riscos e Oportunidades
- Gestão de Objetivos
- Balanced Scorecard com Objetivos, Indicadores e Fórmulas de cálculo
- Monitorização dos Objetivos
- Relacionamento com o Cliente
- Atendimento do Público
- Tratamento de Reclamações, Sugestões e Elogios
- Avaliação da Satisfação
Com experiência na implementação de sistemas de controlo de gestão, bem como na auditoria interna de processos, a equipa da Gerar Mais Valor (GMV) pode contribuir para a melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa.
Como poderemos Gerar Mais Valor na sua empresa?
Através da prestação de um serviço de consultoria, a GMV pode ajudar a empresa nas seguintes tarefas:
- Criação da Política da Qualidade
- Definição de Perfis Funcionais
- Construção de Instruções de trabalho em fluxogramas
- Elaboração de Manuais de Procedimentos
- Tratamento de Não Conformidades
- Elaboração de planos de ação para Oportunidades de Melhoria
- Elaboração do Plano de Formação
- Avaliação da Eficácia da Formação
- Elaboração de Programa, Plano e Relatório de Auditoria Interna
- Preparação para a certificação na Norma ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade